A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Berlim neste domingo e conquistou o título da Eurocopa 2024! Nico Williams abriu o placar no início da segunda etapa. Cole Palmer empatou o jogo, mas Oyarzabal, que saiu do banco, fez o gol do título da equipe de Luis de la Fuente no torneio. Os espanhóis agora são tetracampeões da Euro (1964, 2008, 2012 e 2024), isolados como maiores vencedores da competição, com um a mais que a Alemanha.
Morata ergue o troféu da Euro 2024 conquistado pela Espanha (Foto: REUTERS)
As duas seleções fizeram um primeiro tempo pouco movimentado no Estádio Olímpico de Berlim. Os 47 minutos iniciais foram burocráticos a primeira etapa terminou sem grandes chance e sem a rede balançar. O melhor estava guardado para a segunda etapa. Nico Williams abriu o placar com apenas um minuto de jogo. Depois de sair na frente, a Espanha tentou controlar o jogo e manteve a posse de bola. Gareth Southgate colocou Palmer no lugar de Mainoo, e o jogador do Chelsea empatou a partida aos 27.
O confronto seguiu equilibrado e coube a Oyarzabal, que também saiu do banco de reservas, fazer o gol do tetracampenato da Espanha na Eurocopa. Os ingleses ainda chegaram com muito perigo pelo alto por volta dos 44 minutos. Unai Simón e Dani Olmo salvaram quase em cima da linha e garantiram a vitória da Espanha.
A Espanha chegou ao título com 100% de aproveitamento. A equipe de Luis de la Fuente venceu as sete partidas que disputou na Eurocopa 2024, algo inédito desde que o torneio passou a contar com 24 seleções. A única a atingir a marca desde que a competição passou a contar com a fase de grupos foi França de 1984, que venceu os cinco jogos disputados.