O Uruguai venceu os Estados Unidos por 1 a 0, nesta segunda-feira, e eliminou os donos da casa da Copa América na fase de grupos. Os norte-americanos ficaram na terceira posição do Grupo C, enquanto os uruguaios passaram em primeiro e vão enfrentar o segundo lugar do grupo do Brasil nas quartas de final. Com gol de Oliveira, a Celeste venceu em um jogo que foi muito disputado, mas teve pouco brilho técnico de ambas equipes.
Desde o início da partida, o jogo foi muito brigado, com faltas a todo momento. Os EUA, precisando do resultado, foram ao ataque, mas não aproveitaram as oportunidades criadas, principalmente por Pulisic.
Mathias Oliveira comemora gol do Uruguai contra os Estados Unidos (Foto: Nick Tre. Smith/Icon Sportswire via Getty Images)
No segundo tempo, os uruguaios começaram a mandar no jogo. Com chutes de fora da área, o Uruguai deu sustos no gol de Turner, mas foi numa bola parada que o gol da Celeste saiu. De La Cruz cobrou falta, Araújo cabeceou, e Olivera fez no rebote. Depois, os Estados Unidos se lançaram ao ataque, mas sem sucesso ou qualquer grande chance. Um balde de água fria para os norte-americanos, que só dependiam de si para avançar às quartas de final.
Com a vitória, o Uruguai terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento e passou em primeiro lugar. Desta forma, irá enfrentar o segundo colocado do Grupo D, posição na qual está o Brasil neste momento. Os Estados Unidos terminam na terceira posição. Na segunda colocação do grupo, o Panamá enfrentará o primeiro colocado do Grupo D. O chaveamento geral das quartas de final da Copa América será definido nesta terça-feira, após o encerramento da fase de grupos, com os jogos entre Brasil x Colômbia e Paraguai x Costa Rica.