Num jogo aberto, o Santos bateu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo e saiu na frente na decisão do Campeonato Paulista. Na Vila Belmiro, a equipe alvinegra construiu a vantagem mínima no jogo de ida com um gol de cabeça de Otero no começo do segundo tempo. Foi a primeira derrota do time de Abel Ferreira no Paulista, que pelo terceiro ano seguido sai atrás na decisão – nos dois últimos, conseguiu virar.
Os primeiros 45 minutos da decisão do Paulistão foram equilibrados. Endrick, que era dúvida por causa de dores na coxa, começou a partida como titular, mas não teve uma grande chance na etapa inicial. Por outro lado, foi quem deixou Flaco López na cara de João Paulo logo aos 4 minutos para o argentino desperdiçar uma oportunidade clara.
Com a Vila lotada, o Santos depois passou a dominar e a pressionar o Palmeiras. As finalizações, porém, eram de fora da área, na maioria. Na melhor delas, Guilherme bateu rasteiro, perto da trave direita de Weverton. Os donos da casa ainda precisaram gastar uma substituição antes do intervalo: Furch saiu machucado e deu lugar a Morelos.
Na volta do intervalo, o placar mudou no comecinho do segundo tempo. Logo aos 2 minutos, Guilherme fez ótima jogada pela esquerda, passou por Marcos Rocha e cruzou para o meio da pequena área. Piquerez hesitou, e Otero apareceu para cabecear a fazer 1 a 0 para o Santos. O gol fez com que o time da casa ganhasse mais confiança, e o Santos se manteve no ataque, mas sem conseguir ampliar a vantagem.
Otero sobe para cabecear e fazer gol do Santos contra o Palmeiras (Foto: Abner Dourado/AGIF)
O Palmeiras só conseguiu sair das cordas depois dos 30 minutos, quando passou a incomodar mais a defesa do Santos. Aos 34, Rony se esticou para completar um cruzamento rasteiro, e João Paulo fez boa defesa para evitar o empate.
Aos 39, num escanteio do Palmeiras, Felipe Jonatan quase fez um gol contra quando a bola desviou nele. O goleiro João Paulo, outra vez, fez a defesa, e garantiu a vitória santista.
Com a vitória, basta um empate no jogo para o Santos no jogo da volta, domingo que vem, no Allianz Parque, para ficar com a taça que não conquista desde 2016. O Palmeiras, que busca um tricampeonato, precisará vencer por dois gols de diferença para ser campeão nos próximos 90 minutos. Se os alviverdes vencerem por um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis.