A Nigéria está na final da Copa Africana de Nações. Nesta quarta-feira, a seleção nigeriana venceu a África do Sul por 4 a 2 nos pênaltis, após empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. Com o resultado, o time liderado pelo craque Victor Osimhen, do Napoli, garantiu a primeira vaga na decisão da competição continental. Ainda nesta tarde, o outro finalista será decidido no confronto entre Costa do Marfim, sede do torneio, e Congo.
Victor Osimhen comemora classificação da Nigéria à final da Copa Africana de Nações 2024 — Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters
Em campo, as seleções travaram um duelo de muita marcação, com os atacantes e meias criando raras chances de gols.
O panorama só mudou no 2º tempo, quando a qualidade técnica de Osimhen se sobressaiu para a Nigéria. Em jogada individual, o jogador do Napoli entrou driblando na área e foi derrubado pelo zagueiro Mvala, que chegou atrasado no lance: pênalti! Na batida, o capitão Troost-Ekong chamou a responsabilidade e bateu com segurança, no meio do gol, para balançar as redes.
Depois disso, os “Bafana Bafana” foram para cima e buscaram o empate em um momento maluco da partida Já na reta final do jogo, aos 40 minutos do 2º tempo, Osimhen aproveitou contra-ataque e fez 2 a 0 para a Nigéria. Porém, depois de revisão do VAR, o gol foi anulado, e a África do Sul ganhou um pênalti para bater. O meia sul-africano Teboho Mokoena assumiu a responsabilidade e marcou para deixar tudo igual e levar o jogo para a prorrogação.
Sem gols na prorrogação, a decisão da vaga na final foi para a disputa de pênaltis. Nas penalidades, Mokoena foi de herói a vilão para a África do Sul. O meia – que havia feito o gol de empate do tempo normal – desperdiçou a primeira cobrança e viu o companheiro Evidente Makgopa também perder.
A Nigéria até perdeu um pênalti com Ola Aina, mas ainda assim venceu por 4 a 2 e garantiu o primeiro lugar na final da Copa Africana de Nações. Eles agora buscam quarto título continental, sendo que o último foi em 2013.