A lista de campeões nacionais no futebol brasileiro cresceu nesta terça-feira. O novo integrante do grupo é o Vitória, que conquistou o título da Série B e colocou na galeria o primeiro troféu com status nacional. Agora são 72 clubes vencedores de seis diferentes competições: séries A, B, C e D, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil.
Com o empate entre Guarani e Criciúma, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Vitória, com 69 pontos, não pode ser mais alcançado. Com 124 anos, o Rubro-Negro conquistou o título indédito, e é o quarto clube nordestino a ser campeão da Segundona do Brasileirão.
A conquita do Vitória coroa a campanha consistente da equipe nas primeiras posições. Na liderança da Série B desde a 24ª rodada, o Rubro-Negro confirmou a conquista ao vencer o Novorizontino e contar com tropeço do Criciúma, na antepenúltima rodada da Segundona. Ao longo de toda a competição, a equipe do técnico Léo Condé foi a que mais tempo passou na primeira posição.
Dos seis campeonatos nacionais possíveis, o Vitória já tinha sido vice-campeão em quatro. Ao longo da centenária história rubro-negra, o time bateu na trave nas séries A, B e C, e também na Copa do Brasil – Leão nunca disputou a Série D e a Supercopa do Brasil.
A Série B do Campeonato Brasileiro está pegando fogo. O Criciúma chegou aos 61 pontos e é o vice-líder da competição. Juventude e Atlético-GO, terceiro e quarto colocados, têm 61 também. O Sport está em quinto lugar, com 60. O Vila Nova, 58. Já a turma dos 57 pontos, Novorizontino, Mirassol e Guarani, terá muitas dificuldades para alcançar o acesso.