Depois de vencer o jogo de ida por 3 a 0, a LDU segurou a pressão e conseguiu sacramentar a vaga para final da Sul-Americana, após o empate de 0 a 0 com Defensa y Justicia, no Estádio Ciudad de Lanús. O time do Equador encara o Fortaleza na decisão.
Precisando buscar o resultado e jogando ao lado da torcida, o Defensa y Justicia dominou o primeiro tempo, com 57% de posse de bola e chegou perto de diminuir a desvantagem. Com apenas cinco minutos, Cardona carimbou a trave. Aos 42, Barbona finalizou forte de fora da área e exigiu boa defesa de Alexander Domínguez.
Do outro lado, o LDU teve apenas uma boa chance na primeira etapa. Aos 16 minutos, Guerrero disparou pela direita e cruzou para Jhojan Julio, que finalizou para fora. Com chances desperdiçadas pelas duas equipes, o jogo foi para o intervalo com empate sem gols.
No segundo tempo, novo domínio do Defensa y Justicia. Os donos chegaram muito na área adversária, com 30 finalizações, mas pecaram no último toque e pararam em boa atuação de Alexander Domínguez. Já os visitantes foram para o ataque nos minutos iniciais, mas logo se fecharam no campo de defesa e garantiram o 0 a 0.
Decidida em partida única, a grande final da Copa Sul-Americana, entre LDU e Fortaleza, será disputada no dia 28 de outubro, no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai. A partida ainda não tem horário definido.