Sainz quebra domínio da Red Bull e vence GP de Singapura. Verstappen é 5º

Date:

O que parecia não ser capaz de acontecer em 2023, veio neste domingo (17): a Red Bull foi derrotada na Fórmula 1. O fato inédito nessa temporada aconteceu no GP de Singapura, no circuito de rua de Marina Bay. Após a classificação desastrosa no sábado, os carros taurinos jamais estiveram entre os melhores na pista, e foi isso. Ferrari e Mercedes tinham os melhores conjuntos no traçado. Com uma tão diferente realidade, alguém tinha de se impor e vencer: foi Carlos Sainz.

Sem vitória na F1 desde o GP da Áustria de 2022, a Ferrari encerrou os 434 dias de jejum , com o triunfo de Carlos Sainz. Líder de ponta a ponta, o espanhol gerenciou a pressão dos rivais para ser o primeiro piloto não-RBR a vencer em 2023. Lando Norris foi segundo e Lewis Hamilton terceiro, após batida de George Russell na volta final.

Carlos Sainz vence o GP de Singapura da Fórmula 1 — Foto: Reuters

Além do desempenho digno dos idos de 2019 para a escuderia italiana, o dia foi para a RBR esquecer: largando em 11º e 13º, Max Verstappen e Sergio Pérez não tiveram ritmo para avançar; alvo fácil da Ferrari, McLaren e Mercedes, terminaram respectivamente em sexto e nono. Foi a primeira corrida desde o GP do Bahrein de 2022 sem a dupla no pódio.

O triunfo ainda pôs fim à sequência de 15 vitórias da RBR, entre Abu Dhabi em 2022 e a Itália, 15 dias atrás. E a briga no pódio não decepcionou: Charles Leclerc herdou a vice-liderança na largada e foi prejudicado por um pit stop lento, após safety car acionado pela batida de Logan Sargeant na volta 19. Aí, Russell e Norris entraram de vez no jogo com Hamilton correndo por fora.

O resultado adiou o título de Verstappen até o GP do Catar, pelo menos: o holandês poderia chegar no máximo a 400 pontos no Japão, incluindo o ponto extra da volta mais rápida. Se o bicampeão tiver o melhor aproveitamento possível e Pérez não pontuar, os dois sairão de Suzuka separados por 177 pontos, com 180 pontos restantes em disputa.

Verstappen segue líder absoluto do campeonato com 374 pontos, dez a mais. Porém, Hamilton entra no top 3 do Mundial, superando Fernando Alonso com dez pontos de vantagem e a 43 do vice-líder Pérez. Liam Lawson, nono colocado, vai a 19º na tabela. No campeonato de construtores, a RBR agora vai a 597 pontos, 308 a mais que a segunda colocada Mercedes.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Lautaro Martínez marca um golaço e Argentina vence o Peru na Bombonera

A Argentina parecia em ritmo de treino, mas foi...

Westbrook aumenta recorde e chega a 200 triplos-duplos na NBA; Nuggets vencem Grizzlies por 122 a 110

História foi feita na NBA nesta quarta-feira. Russell Westbrook...

No último lance, Hungria marca de cavadinha empate em 1 a 1 com a Alemanha

Em partida muito disputada, a Hungria empatou com a...