Sainz quebra domínio da Red Bull e vence GP de Singapura. Verstappen é 5º

Date:

O que parecia não ser capaz de acontecer em 2023, veio neste domingo (17): a Red Bull foi derrotada na Fórmula 1. O fato inédito nessa temporada aconteceu no GP de Singapura, no circuito de rua de Marina Bay. Após a classificação desastrosa no sábado, os carros taurinos jamais estiveram entre os melhores na pista, e foi isso. Ferrari e Mercedes tinham os melhores conjuntos no traçado. Com uma tão diferente realidade, alguém tinha de se impor e vencer: foi Carlos Sainz.

Sem vitória na F1 desde o GP da Áustria de 2022, a Ferrari encerrou os 434 dias de jejum , com o triunfo de Carlos Sainz. Líder de ponta a ponta, o espanhol gerenciou a pressão dos rivais para ser o primeiro piloto não-RBR a vencer em 2023. Lando Norris foi segundo e Lewis Hamilton terceiro, após batida de George Russell na volta final.

Carlos Sainz vence o GP de Singapura da Fórmula 1 — Foto: Reuters

Além do desempenho digno dos idos de 2019 para a escuderia italiana, o dia foi para a RBR esquecer: largando em 11º e 13º, Max Verstappen e Sergio Pérez não tiveram ritmo para avançar; alvo fácil da Ferrari, McLaren e Mercedes, terminaram respectivamente em sexto e nono. Foi a primeira corrida desde o GP do Bahrein de 2022 sem a dupla no pódio.

O triunfo ainda pôs fim à sequência de 15 vitórias da RBR, entre Abu Dhabi em 2022 e a Itália, 15 dias atrás. E a briga no pódio não decepcionou: Charles Leclerc herdou a vice-liderança na largada e foi prejudicado por um pit stop lento, após safety car acionado pela batida de Logan Sargeant na volta 19. Aí, Russell e Norris entraram de vez no jogo com Hamilton correndo por fora.

O resultado adiou o título de Verstappen até o GP do Catar, pelo menos: o holandês poderia chegar no máximo a 400 pontos no Japão, incluindo o ponto extra da volta mais rápida. Se o bicampeão tiver o melhor aproveitamento possível e Pérez não pontuar, os dois sairão de Suzuka separados por 177 pontos, com 180 pontos restantes em disputa.

Verstappen segue líder absoluto do campeonato com 374 pontos, dez a mais. Porém, Hamilton entra no top 3 do Mundial, superando Fernando Alonso com dez pontos de vantagem e a 43 do vice-líder Pérez. Liam Lawson, nono colocado, vai a 19º na tabela. No campeonato de construtores, a RBR agora vai a 597 pontos, 308 a mais que a segunda colocada Mercedes.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Cristiano Ronaldo é expulso, e Portugal perde de 2 a 0 para Irlanda

Dessa vez Cristiano Ronaldo não brilhou. Os holofotes estavam...

Jokic alcança marca que apenas Wilt Chamberlain havia batido há quase 60 anos

Incrível! Nikola Jokic teve mais uma atuação brilhante na...