A Copa do Mundo de basquete tem um campeão inédito. E é a Alemanha. Neste domingo (10), os alemães venceram os sérvios por 83 a 77 e conquistaram a tão sonhada taça. Os sérvios já haviam chegado à final em 2014, sendo vice-campeões ao serem derrotados pelos Estados Unidos. Já a Alemanha jamais havia ido à decisão, tendo conquistado somente o bronze em 2002.
Logo no primeiro quarto, a Sérvia levou um susto. Nikola Jovic sentiu o tornozelo e precisou ser retirado de quadra pela equipe médica, dando indícios que não conseguira retornar.No entanto, foi somente um susto. O pivô do Miami Heat voltou à quadra e teve atuação apagada na partida, marcando apenas 9 pontos contra a Alemanha.
Em um primeiro quarto bastante equilibrado e de alternâncias no placar, a Sérvia contou com os arremessos de três de Bogdanovic e fechou em 26 a 23.
O segundo quarto teve a mesma batida do primeiro: equilíbrio e alternância no placar. Com brilho de Franz Wagner e Dennis Schroder, pelo lado da Alemanha, e Bogdanovic ainda liderando a Sérvia, os alemães levaram por 24 a 21. A partida foi para o intervalo empatada: 47 a 47.
Após o intervalo, o terceiro quarto foi o primeiro com o domínio de uma das seleções. A Alemanha fechou o período em 22 a 10, indo para o último quarto vencendo por 69 a 57.
No último quarto, a equipe germânica conseguiu manter a vantagem, mesmo com a Sérvia vencendo o quarto por 20 a 14, fechou o confronto em 83 a 77, o que fez os alemães levarem o título inédito da Copa do Mundo de basquete.
Schroder foi o cara da final. Com 28 pontos, o armador do Toronto Raptors ditou o ritmo e levou a seleção alemã à primeira conquista da história.
Na decisão do 3º lugar, Estados Unidos e Canadá se enfrentaram. E quem levou o bronze foram os canadenses, que venceram por 127 a 118.
Liderados por Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Alexander, que marcaram 39 e 31 pontos, respectivamente, o Canadá superou a prorrogação, após o empate por 111 a 111 no tempo normal, e impuseram nova derrota aos norte-americanos na Copa do Mundo.