O Brasil já tem o primeiro surfista garantido para a Olimpíada de Paris. Estamos falando de brasileiro Filipe Toledo. O brasileiro um deu show mais uma vez e conquistou a etapa de Jeffrey`s Bay, na África do Sul, nesta quarta-feira (19). Atual campeão mundial e classificado para as finais da WSL, o surfista fez uma decisão quase perfeita e venceu o australiano Ethan Ewing por 18.75 a 12.60.
Os brasileiros impediram a vitória de Ethan Ewing pela segunda etapa consecutiva. Em Saquarema, Yago Dora superou o australiano na decisão realizada no litoral fluminense. No entanto, os dois bons resultados seguidos também garantiram Ewing no WSL Finals.
A corrida olímpica através do Circuito Mundial segue com João Chianca (4º), Yago Dora (5º) e Gabriel Medina (6º) brigando pela segunda vaga brasileira. Os demais surfistas do Brasil não tem mais chances. A próxima etapa acontece de 11 a 20 de agosto no Taiti.
Chianca, que não passou das oitavas em J-Bay, soma agora 42.960 pontos no ranking da WSL. Já Yago Dora tem 36,865, contra 35,440 de Gabriel Medina.
Além da classificação via Circuito Mundial, o Brasil também pode garantir mais uma vaga pelo ISA Games do ano que vem, o que recoloca os demais surfistas no páreo. O surfe dos Jogos Olímpicos de Paris será disputado em Teahupoʻo, no Taiti, palco da próxima etapa da WSL.