Grêmio e Bahia voltaram a empatar em 1 a 1, mas os gaúchos levaram a melhor nas penalidades (4 a 3) e avançaram para as semifinais da Copa do Brasil. Com o gramado nitidamente prejudicado por conta da chuva, o desempenho técnico das equipes acabou afetado. O jogo começou muito disputado no meio-campo e os dois times tentando se impor fisicamente.
Aos quatro minutos, o Tricolor conseguiu fazer a primeira jogada de bola trabalhada no chão, mas Reinaldo finalizou para fora. A partir seguiu com o mandante com mais chances. Aos 35 minutos, veio o lance mais polêmico do jogo. Bitello disparou pela esquerda e depois do chute, a bola pegou no braço de Acevedo. O árbitro marcpu penalidade e deu amarelo para o volante do Bahia. Houve um princípio de confusão. Na cobrança, Marcos Felipe foi mais feliz e pegou o penâlti de Cristaldo.
Um minuto antes de acabar o primeiro tempo, Everaldo dominou de fora da área, girou e bateu colocado para marcar um golaço, sem chances para Gabriel Grando.
Atrás do placar, o Grêmio propôs mais o jogo, ficou com a posse e criou mais chances claras. Aos 16 minutos, Cristaldo fez um lançamento longo, no alto, para Suárez. Na entrada da área, o centroavante tentou encobrir o goleiro com um toque de cabeça, mas o goleiro fez nova defesa. Aos 26 minutos, Ferreira, que havia entrado no segundo tempo, deixou Cicinho para trás, entrou na área e rolou para Villasanti chegar finalizando para buscar o empate.
O jogo continuou lá e cá com o Bahia colocando duas bolas na trave. Com o empate no tempo regulamentar, a disputa foi para as penalidades, e ai foi a vez de Gabriel Grando brilhar. O Bahia teve seis pênaltis e o goleiro gremista defendeu dois. O último, do zagueiro Gabriel Xavier, foi o que decretou o avanço para as semifinais da Copa do Brasil.
Agora o Grêmio encara o Flamengo. Um sorteio definirá quem será o mandante da primeira partida.