O basquete feminino brasileiro volta ao protagonismo no continente americano. O Brasil se classificou à grande decisão da Americup feminina na noite deste sábado (8). Em León, no México, a seleção brasileira venceu Porto Rico por 85 a 74 na semifinal para avançar de fase.
A Amarelinha está com 100% de aproveitamento na competição, saindo vitoriosa em todos os cinco jogos que disputou no torneio até o momento. A equipe treinada por José Neto volta para a final da Copa América de basquete após 12 anos.
A cestinha da partida foi a pivô Damiris, que anotou 24 pontos. Seguindo a lista de maiores pontuadoras brasileiras, a armadora Tainá marcou 17, enquanto a ala Emanuely fez 13.
Pelo lado porto-riquenho, Arella Guirantes pontuou 22 vezes. Depois, aparecem Jennifer O’Neill, com 17, Jacqueline Benitez, com 15, e Mya Hollingshed, com 11.
Agora o Brasil encara os Estados Unidos na grande decisão da AmericupW que está prevista para acontecer neste domingo (9), às 21h30 (de Brasília). Vale lembrar, por fim, que a competição vale vaga para o Pré-Olímpico Mundial. As seleções já se enfrentaram no quarto e último jogo da primeira fase, e as brasileiras levaram a melhor sobre as norte-americanas por 67 a 54. Além de avançar à final ao vencer Porto Rico na semi por 85 a 74 na noite de sábado (8), o Brasil ficou mais perto dos Jogos de Paris 2024 ao garantir vaga direta no Pré-Olímpico Mundial.