Denver Nuggets é campeão da NBA pela 1ª vez

Date:

A NBA enfim conheceu o novo dono. Depois de 47 anos de espera, o Denver Nuggest – Integrante da NBA desde 1976 – conquistou o primeiro título da principal liga de basquete do mundo nesta segunda-feira. O cenário não poderia ser mais perfeito. Jogando para uma Ball Arena pulsante, o time de Nikola Jokic venceu o Miami Heat por 94 a 89, fechando a série decisiva em 4 a 1. Além de debutar na galeria dos campeões, o Denver quebrou outro longo tabu, já que desde o Seattle SuperSonics – hoje Oklahoma City Thunder – de 1979 nenhum time do Oeste de fora da Califórnia ou do Texas conquistara o título.

Como não poderia deixar de ser, Nikola Jokic foi o cestinha do jogo do título. O sérvio pontuou 28 vezes e ainda pegou 16 rebotes. Além disso, não tinha o astro dos Nuggets foi MVP da decisão. Afinal, entre tanto feitos, o sérvio se tornou o 1º jogador na história da NBA a liderar a pós-temporada em pontos (600), rebotes (269) e assistências (190).

Denver Nuggets é campeão da NBA — Foto: Ron Chenoy-USA TODAY Sports

Quem também teve um duplo-duplo foi Michael Porter Jr, autor de 16 pontos e 13 rebotes. Igualmente decisivo, Jamal Murray contribuiu com 14 pontos, quatro a mais que Bruce Brown.

Pelo lado do Miami Heat, Jimmy Butler fez 21 pontos, um a mais que Bam Adebayo, que pegou ainda 12 rebotes. Outros jogadores com participações importantes na noite foram: Max Strus e Kyle Lowry, ambos com 12 pontos.

O primeiro tempo pertenceu ao Miami Heat. Com 18 pontos e 9 rebotes de Bam Adebayo, o time da Flórida foi para o intervalo vencendo por 7 pontos. Aaron Gordon jogou somente 7 faltas por fazer 3 faltas cedo. O Denver não conseguiu ter um bom aproveitamento nos chutes de fora, convertendo apenas um de 15 tentados da linha de três pontos.  Os Nuggets voltaram melhores do intervalo, apesar de continuarem não chutando bem para 3 pontos, contaram com Nikola Jokic brilhando e viraram o jogo.

O segundo quarto teve domínio do time de Miami, que viu seu principal astro aparecer: foi a partir de Butler — com nova “ajudinha” de Adebayo — que a vantagem acabou construída. Murray, por outro lado, errou bastante e encerrou o 1° tempo com apenas quatro pontos. A metade inicial do duelo terminou em 51 a 44 para o Heat.

Murray e Jokic finalmente mostraram as credenciais no terceiro quarto e neutralizaram as ações rivais. Canadense e sérvio ganharam a companhia dos inspirados Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, que tiraram a desvantagem e chegaram a colocar os mandantes em vantagem. Kyle Lowry, no entanto, encerrou a etapa em 71 a 70 para o Heat.

As bolas começaram a cair, de fato, no último quarto, quando o duelo ganhou ainda mais dinâmica e contornos de tensão. Butler chamou o jogo e marcou 11 pontos seguidos para o Heat, mas Jokic se agigantou e, “possuído”, fez a diferença para os Nuggets, que venceram e ficaram com .

Pelo lado do Heat, Jimmy Butler ficou devendo mais uma vez e teve uma atuação abaixo do esperado. Apesar de 13 pontos seguidos no último quarto, onde ele chegou com apenas 8 pontos até então. Butler acertou apenas 5 dos 18 chutes de quadra que tentou.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

De virada, Atlético-MG vence Vasco por 2 a 1 abre vantagem na semi da Copa do Brasil

Em jogo de primeiro tempo movimentado, o Atlético-MG largou...

Real Madrid faz partida ruim e perde de 1 a 0 para o Lille na segunda rodada

O Real Madrid jogou mal e foi derrotado pelo...

Arsenal domina PSG e vence por 2 a 0 pela segunda rodada da Champions

O Arsenal venceu o Paris Saint-Germain, em casa, por...