Não foi dessa vez. O Miami Heat tinha a faca e queijo na mão para conseguir a varrida. Depois de abrir 3 a 0 na série diante do Boston Celtics, o time da Flórida recebeu o rival no Kaseya Center sob as mais altas expectativas. Tudo corria bem até o terceiro quarto. Foi a partir daí que Jayson Tatum e companhia começaram a se impor até desbancarem a equipe de Jimmy Butler pela primeira vez nesse playoff. Com a vitória por 116 a 99 nesta terça, os Celtics seguem vivos na final da Conferência Leste.
As duas equipes voltam às quadras na próxima quinta-feira às 21h30 (horário de Brasília), em Boston. O Miami segue precisando apenas de uma vitória para garantir vaga na decisão diante do Nuggets.
Com 33 pontos e 11 rebotes, Jayson Tatum foi o grande destaque individual da partida do jogo 4. Jaylen Brown (17 pontos), Derrick White (16 pontos) e Grant Williams (14 pontos) foram os coadjuvantes de luxo da vitória dos Celtics. Pelo lado do Miami, Jimmy Butler anotou 29 pontos. Outras figuras importantes foram Gabe Vincent, com 17, e Caleb Martin, com 16.
A dos Celtics também evitou que um tabu de 66 anos fosse quebrado. Foi no distante 1957 que Boston Celtics e St. Louis Hawks (hoje Atlanta Hawks) conseguiram se classificar para as finais da NBA sem o adversário vencer nenhuma partida da série.
Os Celtics começaram melhores, abrindo 8 a 3. Aos três minutos, Tatum ganhou rebote e fez 12 a 8 para os visitantes. A vantagem do Boston, no entanto, durou pouco tempo. Aos cinco, Jimmy Butler igualou em 12 a 12. A virada veio aos sete numa bola de três de Vincent: 18 a 15. O lance motivou o Miami, que logo pulou para 22 a 15. Aos 10, Martin acertou mais uma bola tripla, ampliando para 29 a 20. Os Celtics ainda tentaram uma reação, mas encerraram o quarto perdendo por 29 a 23.
No segundo quarto o panorama do jogo seguiu o mesmo. Administrando bem o resultado, o Heat pulou para 33 a 26 em menos de três minutos. Apostando nas bolas de três de Al Horford, o Boston diminuiu para 34 a 32 aos quatro minutos. Segundos depois, Tatum e Williams recolocaram os Celtics na frente: 37 a 34.
O Heat voltou para o segundo quarto disposto a definir o jogo o quanto antes. Tanto que o placar foi a 61 a 52 em dois minutos. Entretanto, o Boston acordou nos minutos seguintes, partindo para uma sequência de pontos avassaladora, que culminou em nova virada. Quando os Celtics fizeram 68 a 61 numa cesta de Smart, o técnico Erik Spoelstra parou a partida.
Mesmo com a parada, os Celtics continuaram melhores e, aos oito, Tatum marcou 78 a 69. Um minuto depois, foi a vez de Williams acertar bola de três e deixar os visitantes com 10 pontos de frente: 81 a 71. Administrando bem o resultado, o Boston encerrou o quarto vencendo por 88 a 79.
Empurrado pela torcida, o Miami cortou a diferença para cinco no início do último quarto – 88 a 83. Foi a senha para o Boston acordar e, aos quatro, Smart fez 94 a 83. Aos cinco, Tatum acertou bola de três, e os Celtics abriram 14 pontos de frente: 97 a 83. O Heat sentiu e passou a ser dominado. Com Tatum cada vez melhor no jogo, o time visitante abriu 107 a 90 a três minutos do fim. Sem forças para reagir, coube ao Miami tentar evitar uma derrota pior nos minutos derradeiros. Melhor para os Celtics, que confirmaram a vitória por 116 a 99.