O grito entalado na garganta finalmente saiu. Depois de 33 anos na fila de espera, o Napoli voltou a ser campeão italiano. O tricampeonato já estava bem encaminhado há tempos, já que o time tinha uma liderança para lá de tranqüila, com 18 pontos a frente do segundo colocado. A equipe chegou a 80 pontos e não pode mais ser alcançado pela vice-líder Lazio, que venceu o Sassuolo por 2 a 0 na quarta-feira e tem 64 – restando cinco rodadas, chega no máximo a 79.
A equipe do Sul da Velha Bota empatou com a Udinese por 1 a 1, fora de casa, e levou o Scudetto com cinco rodadas de antecipação. Esse é o terceiro título do Italiano do Napoli. Os outros dois vieram na era de Maradona: 86-87 e 89-90.
Lovric abriu o placar aos 13 minutos de jogo para a Udinese. E Osimhen, artilheiro da Serie A, com 22 gols, empatou aos 7 minutos do segundo tempo, fazendo o gol do título histórico do Napoli.
O maior campeão italiano é a Juventus com 36 canecos, seguida por Inter e Milan (19, cada). O Genoa, que não levanta um troféu da competição desde os anos 20 e atualmente na segundona, é quem vem atrás na lista. O Napoli é o 8º com mais canecos ao lado da Roma.