Na primeira rodada dos playoffs na NBA, o Los Angeles Lakers, fora de casa, venceu o Memphis Grizzlies por 128 a 112 e deixou o posto de “sobrevivente” do play-in para oficializar a vantagem na estreia de na série. A franquia californiana cravou o placar de
Segundo colocado da Conferência Oeste ao longo da temporada regular, o Memphis que o Lakers não estava para brincadeira. Com uma atuação consistente, principalmente no último quarto, os visitantes mostraram o favoritismo da temporada regular é coisa do passado.
Apesar da derrota dos Grizzlies, Jaren Jackson Jr. foi o cestinha da partida com 31 pontos. Quem também teve participação importante foi Desmond Bane, que pontuou 22 vezes. Pelo lado dos Lakers, os destaques foram: Rui Hachimura (29 pontos), Austin Reaves (23 pontos), Anthony Davis (22 pontos e 12 rebotes) e LeBron James (21 pontos e 11 rebotes).
A partida que teve muitas alternâncias no placar teve um fim de jogo. Empurrado pela torcida, o Memphis virou no início do segundo quarto, e, aos três minutos, Jackson Jr marcou 101 a 98. O lance foi a senha para os Lakers reagirem, e, aos cinco, Reaves fez 105 a 101 para o time da Califórnia. Com dificuldade para reagir, os Grizzlies só foram encostar a três minutos do fim, quando Jackson Jr. diminuiu para 113 a 112.
Contudo, LeBron e companhia trataram de se impor nos momentos decisivos, e os Lakers venceram por 128 a 112. Para piorar ainda mais a situação do Memphis, Ja Morant virou o punho em disputa de bola nos segundos finais, deixando a quadra com muitas dores.