O Atlético-MG conquistou a primeira vaga na final do Campeonato Mineiro ao vencer o Athletic com 1 a 0, com gol de Hulk, no estádio Independência, neste sábado (18). O Galo precisava de uma vitória simples, já que perdeu o jogo de ida pelo mesmo placar. Por ter terminado a primeira fase com uma campanha melhor que o time de São João Del Rei, então o empate no somatório dos dois jogos daria vantagem ao time da capital.
Agora o time de Coudet espera o vencedor de América e Cruzeiro, que será definido no domingo, após o Coelho vencer o jogo de ida por 2 a 0.
O Athletic foi o único time a derrotar o Galo na temporada. A equipe tirou a invencibilidade do adversário ao vencer o jogo de ida da semifinal por 1 a 0. Buscando o tetra seguido, o Galo vai decidir o título em casa. O Atlético não fica de fora de uma final de Estadual desde 2007.
Depois de um primeiro tempo morno, sem grandes emoções, na volta do intervalo o Galo teve outra postura. Hyoran entrou no lugar de Rubens e não precisou nem de dois minutos para obrigar Júlio César a fazer sua primeira defesa, em uma bomba de fora da área.
A Pressão do Atlético-MG funcionou e o gol saiu. Logo aos sete minutos, na saída de bola do Athletic, Paulinho pressionou e forçou o erro de Danilo Cardoso, que perdeu a posse e viu Hulk ficar sozinho para avançar. O atacante driblou o goleiro Júlio César e mandou para o fundo da rede.
O goleiro Everson, do Atlético, envolveu-se em um polêmico lance aos 25 minutos do segundo tempo. Ao sair da meta para dar um chutão na bola, ele acertou o rosto de Nathan, dentro da grande área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima conferiu o replay no VAR e interpretou como jogada normal.