E deu Barcelona no primeiro duelo da semifinal da Copa do Rei. Apesar dos desfalques de nomes como Lewandowski e Dembélé, o Barcelona conseguiu derrotar o Real Madrid no Santiago Bernabéu, por 1 a 0. O gol da partida foi marcado contra por Éder Militão, aos 26 minutos do primeiro tempo, em jogada com falha de Camavinga e força física de Kessié dentro da área. O time culé foi valente na marcação durante todo o restante do jogo e segurou o resultado que dá vantagem para a volta. A partida de volta será no dia 5 de abril, no Camp Nou.
Os desfalques e o confronto fora de casa fizeram com que Xavi levasse um Barcelona de proposta mais defensiva. Assim como ocorreu na final da Supercopa da Espanha, conquistada em cima do Real, em janeiro, Araújo foi deslocado para a lateral direita e constantemente dobrava a marcação em cima de Vinicius Junior junto com Koundé ou com Raphinha. Quem brilhou também foi De Jong, dono do meio de campo ganhando dez disputas em campo.
Na outra semifinal, o Osasuna bateu o Athletic Bilbao por 1 a 0 no primeiro encontro, na última quarta-feira. A volta será dia 4 de abril, com o Bilbao como mandante.