O Independiente Del Valle é o campeão da Recopa Sul-Americana. A equipe equatoriana venceu o Flamengo nos pênalti (5 a 4), no Maracanã, na noite desta terça-feira, e ficou com o título. A decisão foi para as penalidades após Arrascaeta marcar um gol no último minuto do jogo e garantir o 1 a 0 no tempo regulamentar – o Del Valle venceu o primeiro jogo pelo mesmo placar. Mas o uruguaio foi de herói a vilão: o camisa 14 foi o único a perder uma cobrança nas penalidades.
Arrascaeta foi o primeiro a bater e teve a cobrança defendida por Ramírez, que pulou para o canto esquerdo e fez a defesa. Na sequência, David Luiz, Everton, Gerson e Gabigol fizeram para o Flamengo. Faravelli, Hoyos, Previtali e Schunke converteram para o Del Valle. Na última cobrança, Landázuri deslocou o goleiro Santos, que não fez uma defesa nas penalidades.
Antes das penalidades a partida ainda foi para a prorrogação, mas pouco foi criado pelos times nesses 30 minutos adicionais.
Apesar do resultado amargo em campo, fora a torcida deu um show a parte. Com 71.411 presentes a final da Recopa se tornou o maior público do estádio em jogos entre clubes após a reforma para a Copa do Mundo de 2014. O número supera os 69.997 presentes de Flamengo 0 x 0 Palmeiras, pelo Brasileirão de 2022.