Surpreendente e histórico. O jovem time do Oklahoma City Thunder não tomou conhecimento do melhor time da Liga e aplicou uma chuva de enterradas e bolas de três para humilhar o Boston Celtics por 150 a 117, na noite desta terça-feira, na cidade de Oklahoma. É o recorde de pontos em um jogo na história da franquia, desde que foi realocada. Cinco jogadores de OKC anotaram 20 ou mais.
Entre eles, não estava a maior referência da equipe, o armador Shai Gilgeous-Alexander, vetado momentos antes do jogo por doença não divulgada. Os Celtics, que têm a melhor campanha da NBA até aqui, só não tiveram o pivô Robert Williams à disposição. Foi o segundo maior número de pontos em um jogo já sofrido por Boston na história, só atrás dos 160 para os Pistons em 1979.
Josh Giddey (25), Lu Dort (23) e Jalen Williams (21) contaram com excelente ajuda vinda do banco: Isaiah Joe (21) e Tre Mann (21). A equipe aplicou 48 pontos apenas no terceiro quarto, maior número da história da franquia em qualquer período. Foram 17 apenas de Giddey.
No garrafão, foram 70 pontos contra 46 de Boston, incluindo várias enterradas. Do perímetro, ambas as equipes tentaram 40 vezes, mas OKC acertou 20, enquanto que os Celtics só puseram 12 no barbante.
Pelo lado do Boston, as duas estrelas do time fizeram os papeis costumeiros no ataque, com 29 pontos para Jaylen Brown e 27 para Jayson Tatum. Na defesa, porém, os dois e todo o resto do time tiveram uma atuação pavorosa e foram flagrados parados em diversas penetrações do rival.
Com campanha de 26-12, os Celtics permanecem na primeira colocação da Conferência Leste e da NBA, mas o Brooklyn Nets pode igualar estes números se vencer o próximo jogo. O OKC Thunder tem 16-21 e está em 12º do Oeste, ao lado do Los Angeles Lakers.