Na provável despedida do craque Luka Modric pela seleção, a Croácia venceu o Marrocos por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar da Copa do Mundo. Essa é a terceira vez que eles conseguem o pódio em seis participações no torneio (1998 terceiro lugar e 2018 vice-campeonato).
O resultado, importante para o futebol croata, consagra vários jogadores da “geração de ouro” do país que já estão na reta final de suas carreiras, como Modric (37), Lovren (33) e Perisic (33) – o trio titular em dificilmente chegará ao Mundial de 2026.
O Marrocos, por sua vez, termina com a melhor campanha de uma seleção africana – e também árabe – em Copas do Mundo.
A Croácia dominou as finalizações com oito contra apenas três do Marrocos na primeira etapa. Não demorou para as redes balançarem – de ambos os lados. Em oito minutos de bola rolando, saíram gols de Gvardiol pela Croácia e de Dari pelo Marrocos – em uma resposta sem tempo para respirar. Os croatas mantiveram a pressão no setor ofensivo com algumas poucas investidas dos marroquinos e terminou dando resultado aos 41, quando Orsic acertou um belo chute e marcou um golaço para colocar o 2 a 1 no placar.
No segundo tempo o cansaço bateu fazendo o rendimento cair. Mesmo com as mudanças, as seleções sentiram a sequência de jogos. Kramaric, por exemplo, saiu de campo chorando. A defesa do Marrocos, do outro lado, teve dificuldades os zagueiros titulares – Saïss e Aguerd – e perdeu outros durante o jogo. Houve reclamações com a arbitragem e as poucas boas chances saíram com En-Nesyri – duas vezes – pelo Marrocos, aos 29 e 50 minutos. Mas não houve redes balançadas na segunda etapa.