O Equador fez história neste domingo e sem muito esforço. Na abertura da Copa do Mundo, La Tri venceu o Catar por 2 a 0, com dois gols de Enner Valencia, e é a primeira seleção a conseguir vencer uma anfitriã numa estreia de Mundial. O jogo no estádio Al Bayt foi de inteiro domínio dos equatorianos, que ainda tiveram um gol anulado aos três minutos do primeiro tempo.
Enner Valencia, veterano jogador de 33 anos que joga no Fenerbahçe, da Turquia, não teve concorrente no protagonismo na estreia da Copa do Mundo. O atacante, capitão e estrela do Equador, marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Catar. Além disso, teve um gol anulado aos três minutos do primeiro tempo, o que tirou a possibilidade de um hat-trick logo na abertura do Mundial.
Superior o jogo inteiro, o Equador abriu o placar com Enner Valencia, logo aos três minutos de bola rolando, mas o gol foi anulado por impedimento do zagueiro Felix Torres, que participou do começo da jogada. O domínio continuou, e ele de novo, Enner Valencia, apareceu. Sofreu pênalti cometido pelo goleiro Al-Sheeb e bateu, abrindo o placar aos 15 minutos e fazendo o primeiro gol da Copa do Catar. Controlando a partida, a La Tri chegou ao segundo gol, aos 30, e novamente com Valencia. O atacante, capitão e estrela da seleção sul-americana marcou de cabeça, após cruzamento.
O grupo A também tem Holanda e Senegal, que se enfrentam amanhã, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha.