É Copa do Mundo! Depois de quatro anos de espera todos os apaixonados pelo esporte mais popular do planeta poderão contemplar novamente esse belo espetáculo que é o evento.
Catar e Equador fazem, neste domingo, às 13h (horário de Brasília), o jogo de abertura da 22ª edição da Copa do Mundo. A partida será no estádio Al Bayt, em Al Khor, válida pelo Grupo A, que conta também com Holanda e Senegal.
Única seleção estreante nesta Copa, o Catar vai para o primeiro Mundial com uma missão clara: não ser a segunda anfitriã a cair ainda na fase de grupos. A primeira foi a África do Sul, em 2010. Para isso, conseguir um resultado positivo logo na partida de abertura será fundamental. Holanda e Senegal são favoritas a ficar com as vagas na chave.
O Catar é comandando pelo técnico espanhol Félix Sánchez. O treinador aposta no entrosamento da equipe. Isso porque metade dos 26 convocados atua no mesmo clube, o Al-Sadd. Catar e Arábia Saudita são as únicas seleções que possuem todos os seus jogadores atuando no próprio país.
De volta ao Mundial após ficar ausente na edição da Rússia, em 2018, o Equador fará pela primeira vez um jogo de abertura. Mas o clima não é de festa. Após ficarem em quarto nas eliminatórias sul-americanas, os equatorianos sabem que precisam vencer o teoricamente time mais fraco do grupo para ter chances de classificação.
O Equador, comandando por Gustavo Alfaro, está na quarta participação em Mundiais. Nas três anteriores só conseguiu chegar às oitavas em 2006, quando foi eliminada pela Inglaterra. As outras presenças equatorianas foram nas edições de 2002 e 2014.
Este é o grupo mais jovem a defender o Equador em uma Copa do Mundo, com média de idade de 25,5 anos. O goleiro Domínguez, que disputa a vaga de titular com Hernán Galindez, o atacante Enner Valencia e o meia Carlos Gruezo são os únicos remanescentes do elenco de 2014.