Receba Andrade continuando brilhando. A atleta voltou a fazer história para o Brasil nesta quinta-feira (3). No Mundial de Ginástica Artística, em Liverpool, na Inglaterra a campeã olímpica confirmou o favoritismo e faturou medalha de ouro inédita na final do individual geral com nota total de 56.899.
A brasileira terminou muito bem a prova e, logo na primeira rotação, assumiu a liderança entre as 24 ginastas. Isso porque Receba cravou um excelente salto e teve nota de 15.166, 0,4 a mais do que a segunda colocada, Jade Carey, com nota 14.733.
Na segunda rotação, Receba não teve uma apresentação impecável como a primeira, mas nas barras assimétricas conseguiu nota de 13.800, o que a manteve na liderança na final.
A ginástica abriu a terceira rotação, na trave, e compensou a apresentação nas barras. Com uma execução segura, com pequenos desequilíbrios, Rebeca finalizou com um bom salto e conseguiu um 13.533, uma nota muito boa, melhor inclusive que à que teve no primeiro dia, e que a manteve na liderança.
Na quarta e última rotação, no solo, Rebeca colocou mais uma vez o “Baile de Favela” para tocar e, precisando de 12.901 de pontuação para se manter na liderança, conseguiu nota superior e foi a grande campeã: 14.400.
Até então, o melhor resultado do Brasil na prova havia sido a medalha de bronze conquistada por Jade Barbosa no Mundial de Ginástica de 2007. Além do ouro inédito, Rebeca também quebra uma hegemonia dos três principais países da modalidade: Estados Unidos, Rússia e Romênia.