Flamengo vence Athletico por 1 a 0 e é tricampeão da Copa Libertadores

Date:

O Flamengo volta ser o dono da América do Sul.  Depois das lágrimas de frustração da derrota em Montevidéu no ano passado, hoje o rubro-negro hoje chora de felicidade. Em Guayaquil,  na final contra o Athletico, Gabigol, de novo, decidiu: 1 a 0, com gol marcado, de novo, nos acréscimos – desta vez no primeiro tempo.

Não foi um grande jogo. E era até de certa maneira equilibrado até a expulsão de Pedro Henrique, no fim do primeiro tempo. Quatro minutos depois, aos 49, Gabigol completou ótima jogada de Everton Ribeiro, que tabelou com Rodinei.

Com um a menos, o Furacão se jogou para frente no meio da segunda etapa e só ameaçou em finalizações de longa distâncias – duas vezes com o uruguaio Terans.

Felipão não quis substituir antes do intervalo, mesmo depois da expulsão de Pedro Henrique, mas fez quatro mudanças na primeira metade da segunda etapa. Colocou no intervalo o zagueiro Matheus Felipe no lugar de Alex Santana, depois Canobbio (saiu Vitor Bueno), Rômulo (Vitinho) e ainda Pablo na vaga de Vitor Roque.

O Athletico só ficou mais perigoso com a entrada de Terans. O uruguaio sofreu faltas na entrada da área e finalizou com algum perigo duas vezes. Na primeira, Santos de rebote e Canobbio se jogou, tentando cavar pênalti. Na segunda, cobrou falta no ângulo, mas Santos encaixou sem fazer força.

Mas o Flamengo mostrou segurança. O time ditava o ritmo da partida e conseguiu equilibrá-la a ponto de administrar o resultado até o apito final. Dorival foi obrigado a mexer na equipe por conta de desgaste físico, mas a postura do rubro negro carioca pouco mudou.

Agora o Flamengo se junta a São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, sendo as cinco equipes brasileiras tricampeãs da Libertadores da América.

A dupla de ataque flamenguista também teve destaque a parte. Com o gol na final, Gabigol  totalizou a marca de 29 gols a competição, o que o coloca ao lado do Luizão como maiores artilheiros brasileiros no torneio. O camisa 9 também foi eleito o craque do jogo. Já Pedro terminou na artilharia isolada da Libertadores, com 12 gols.

Flamengo comemora título da Libertadores Luis Acosta / AFP
spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Com confusão no fim, Atlético-MG e Botafogo empatam sem gols em prévia da final da Libertadores

Tudo igual no último encontro entre Atlético-MG e Botafogo...

Com gols de garotos da base, Flamengo vira e vence Cuiabá por 2 a 1

Craque o Flamengo faz em casa. A famosa frase...

Com gol no fim, Palmeiras vence Bahia por 2 a 1 e encosta no líder Botafogo

Mais vivo do que nunca. O Palmeiras venceu o...