O Brasil está na final! A seleção comandada por José Roberto Guimarães soube lidar com qualquer pressão para voltar a vencer a Itália neste Mundial. Ao se impor nos bloqueios de uma incansável Carol, ignorou os 30 pontos de Paola Egonu para garantir seu lugar na briga pelo título. Em 3 sets a 1, parciais 25/23, 22/25, 26/24 e 25/19, o Brasil avançou à decisão em Apeldoorn em busca da conquista inédita.
A seleção volta à final de um Mundial depois de 12 anos – a última foi em 2010, contra a Rússia. No próximo sábado, o Brasil vai em busca do primeiro título mundial contra a Sérvia, que venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1. As duas seleções se enfrentam na decisão em Apeldoorn, às 15h (horário de Brasília).
O primeiro set foi muito equilibrado do início ao fim, mas uma grande atuação coletiva deu a vitória às brasileiras. Enquanto a craque italiana Paola Egonu, considerada por muitos a melhor jogadora do mundo, teve 10 acertos, os pontos brasileiros foram bem distribuídos entre as atletas.
Já o segundo set foi mais uma vez muito equilibrado. As brasileiras conseguiram reduzir um pouco o volume de jogo de Egonu, que fez sete pontos, mas ainda foram derrotadas pelas italianas depois de cometerem alguns erros na reta final.
O terceiro set foi eletrizante. Muito equilibrado mais uma vez, a Itália chegou a ter o set point, mas as brasileiras conseguiram a virada. Dessa vez, a capitã e craque brasileira Gabi comandou o time com oito pontos.7
O final da partida não poderia ter outras protagonistas. Grandes jogadoras do Brasil no Mundial, Gabi e Carolana fizeram oito pontos cada uma e comandaram uma vitória soberana no quarto e último set.
Paola Egonu foi a maior pontuadora da partida com 30 pontos, mas cometeu mais erros do que o normal. Pelo lado brasileiro, Gabi teve 20 e Carol 17, sendo 10 deles em bloqueios. A central brasileira é a grande bloqueadora da competição.