Com grande atuação, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 (25-21/25-18 e 25-16) neste domingo (28), pela 2ª rodada do Campeonato Mundial de Vôlei. O confronto ocorreu em Liubliana, na Eslovênia.
Na vitória, que garantiu a classificação do Brasil às oitavas de final do Mundial masculino de vôlei, a seleção apresentou volume de jogo e mostrou evolução em quadra. Um dos pontos fortes da equipe de Renan Dal Zotto foi justamente uma característica forte do rival: a defesa. Os brasileiros tiveram 40 bolas defendidas que se transformaram em contra-ataques – e muitos pontos.
O Brasil teve um começo de jogo complicado, não resistindo ao craque Yuji Nishida. O oposto japonês foi destaque no saque e no ataque, mas um pedido de tempo do técnico brasileiro mudou a partida. A seleção não enfrentou mais dificuldades e mostrou evolução na competição. Cachopa, que entrou bem na estreia contra Cuba, foi titular contra o Japão. O levantador demorou a engrenar em quadra, mas depois fez ótimas combinações com Flávio e Lucão. A experiência de Wallace foi importante no decorrer dos sets, mas a potência de Leal foi fundamental para a segunda vitória da seleção.
O Brasil volta à quadra na terça-feira, dia 30 de julho. Já garantida nas oitavas de final, a seleção encara o Catar às 6h (horário de Brasília), em busca da terceira vitória no grupo B. Será o último jogo da equipe na fase de classificação.