Holandês partiu da pole position e liderou boa parte da prova sem ameaças, mas viu rival se aproximar e dar trabalho
Mesmo largando da pole position, Max Verstappen suou nas voltas finais do GP do Canadá para garantir a sexta vitória na temporada 2022 da F1 e a 26ª carreira . O holandês da RBR levou a melhor no duelo com Carlos Sainz neste domingo, ampliando a vantagem na liderança do campeonato.
Foi por pouco que Sainz não conseguiu o pela primeira vez o lugar mais alto do pódio. O espanhol assumiu a ponta – sendo posteriormente superado pelo rival em sua troca de pneus. Ele que já vinha reduzindo a diferença pro rival em 3s, colou em Verstappen na saída do carro de segurança já nos giros finais, mas não conseguiu a aproximação.
A expectativa antes do início da corrida ficava por conta, evidentemente, de Fernando Alonso. Pela primeira vez em 3.619 dias, o bicampeão mundial começava um GP na primeira fila. Alonso não fez valer o segundo lugar no grid de largada e cruzou a linha de chegada em sétimo. Ele foi superado por Charles Leclerc, que fez uma boa prova de recuperação indo de 20º ao quinto lugar, e caiu pra nono após ser punido por ziguezaguear na frente de Valtteri Bottas no fim da prova.
Em terceiro, Lewis Hamilton superou o começo ruim no fim de semana e encerrou uma seca de sete corridas longe do pódio.
A Fórmula 1 se despede do mês de junho e agora só volta no próximo dia 03, no GP da Inglaterra.